Emersion – Jogos de Computador

Sumário

No domínio dos Jogos de Computador do Departamento de Engenharia Informática, DEI, da FEUP, tenho submetido ideias de jogos que acabaram por ser escolhidas por grupos de alunos, e cujo trabalho de desenvolvimento e promoção descrevo neste relatório.

No DEI da FEUP é lecionada uma cadeira de jogos partilhada por 2 cursos em simultâneo:

Lecionada pelo António Coelho e Rui Rodrigues (wiki). Nesta cadeira grupos de 3 a 5 alunos têm que realizar um trabalho de grupo que é o desenvolver um jogo de computador. Podem utilizar as suas próprias ideias ou podem fazer uso de uma bolsa de ideias para a qual contribuem membros da comunidade académica da FEUP, e quem sabe de outros. Alguns dos resultados são apresentados no blog: http://paginas.fe.up.pt/~gig/

Desenvolvimento de Jogos

No ano de 2012 fiquei com a impressão que o objectivo era o desenvolvimento independente dos jogos por porte dos alunos. Já em 2013 ouve nitidamente um esforço organizado de envolver os donos das ideias, e se possível, tentar uma relação de colaboração que pudesse ser explorada no futuro, em prestações de serviço e projectos de financiamento e outros.

2013

Em 2013 submeti uma ideia chamada Fugas de Água, baseada na minha experiência pessoal de observar os trabalhos de infraestruturação das Águas do Porto, AdP, nas ruas da cidade em conjunto com a visita que havia realizado no início de 2013 às AdP para visitar o Eng. Pedro Vieira e falar de software. Este ano ouve um esforço concertado por parte dos docentes e alunos para envolver o autor da ideia. Daqui surgiu a minha proposta de fazer uma visita às AdP, de novo guiada pelo Eng. Pedro Vieira, com os objectivos de:

  • Preencher o imaginário dos alunos com imagens, referências e informação relacionadas com problemas reais fugas de água;
  • Envolver as AdP de forma a que pudessem vir a participar em futuros projetos de colaboração, nomeadamente que se interessassem em participar no desenvolvimento futuro do(s) jogos.

A ideia Fugas de Água foi escolhida por 2 equipas, tendo apenas uma delas participado na visita às AdP que teve lugar durante o mês de maio. Os 2 jogos foram apresentados na tarde de sexta feira dia 14 de Junho às 14h30 na sala I -105. Na apresentação estiveram presentes os 2 docentes, O Rui e o António, os alunos das equipas, 2 avaliadores externos, aparentemente 2 alunos de doutoramento do DEI com teses relacionadas. Eu convidei o representante das AdP, Eng. Pedro Vieira, e o designer e entusiasta de jogos João Pedro Teixeira, tendo ambos participados na discussão de vários jogos. Não estiveram aparentemente presentes mais membros académicos que tenham submetido ideias.

Emersion – Fuga de água – Grupo 6

A equipa Grupo 6, constituída pelos alunos: Ana CarracaJoaquim Oliveira, e Caio Coelho, levou 2 elementos à visita de estudo às AdP, O Joaquim e o Caio. Na apresentação estiverem presentes a Ana e o Joaquim onde apresentaram o jogo Emersion baseada em todos os elementos recolhidos na primeira conversa e na visita às AdP.

Ana a Apresentar o jogo

O jogo tinha 2 ambientes, um de jogador 3D na 3ª pessoa onde o personagem tem que procurar e reparar fugas de água. Neste aspeto estiveram particularmente bem ao utilizar a proximidade ao som de fugas como mecanismo de jogo. O segundo ambiente lidava com aspetos de gestão da rede, com canalizações e válvulas, assim como gestão de equipas de piquete, com gestão de recursos humanos e prioridades de intervenção.

Joaquim a apresentar o jogo

O jogo teve particular bom recepção pelos 2 docentes, Rui e o António, assim como pelos 2 observadores/avaliadores presentes. Fiquei especialmente bem impressionado com o Joaquim que mostrou ter prestado muita atenção a tudo o que foi sendo dito.

A demonstração em vídeo do jogo está disponível no youtube em: http://youtu.be/pBLykL4ivyk

Fuga de água 2 – Grupo 9

A equipa Grupo 9, constituída exclusivamente por alunos externos brasileiros: Marcos VerdiniJoão OliveiraDouglas Detoni, e Lucas Xavier; tiveram uma primeira conversa comigo, o Marcos, o João e o Douglas, mas acabaram por não participar na visita de estudo às AdP. Na apresentação estiverem presentes a Marcos e Lucas.

Lucas a apresentar o jogo

O jogo tinha 1 ambiente de jogo 2D, tipo sim city original, com ambiente e menus bem coloridos. O objectivo do jogo é ir actuando perante o surgimento de fugas de água de 3 tipos: bocas de incêndio, tubagem, e outro, com equipas especialistas em cada um destes tipos de intervenção. O jogo tem um único nível mas com dificuldade gradualmente crescente. O jogador tem que gerir o dinheiro e satisfação, acabando quando a satisfação chega a zero, i.

Marcus a apresentar ao jogo.

O jogo teve igualmente uma boa receção pelos 2 docentes, Rui e o António, assim como pelos 2 observadores/avaliadores presentes embora tenha faltado mais animação, encontrando-se bastante incompleto mas sendo suficientemente prometedor.

2012

Sim Residues

Em 2012 submeti uma ideia com o título de Sim-Residues para um jogo tipo Sim City em que o jogador teria que construir e gerir recursos para a recolha, processamento e armazenamento de resíduos. A equipa de 4/5 alunos desenvolveu o jogo de forma completamente independente, tenho  os resultados sido apresentados no fim do ano lectivo.

Nesta sessão foram apresentados mais jogos com ideias de outros colegas, que estavam igualmente presentes. Esta ideia foi escolhida por um grupo de alunos que tratou de desenvolver um jogo, com total autonomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.