Interface de modelo do DEC da FEUP em web browser, da tese de Miguel Monteiro

Apresentação Interface 3D BIM da Tese Mestrado de Miguel Monteiro

No passado dia 9 de Julho de 2013 o candidado/aluno Miguel Monteiro apresentou e defendeu o seu trabalho de tese sobre Interface 3D BIM com o titulo “Desenvolvimento de Interfaces Tridimensionais para Aplicações Móveis a Partir de Tecnologias BIM”, arquido pelo Prof. Alfredo Soeiro e presidido pelo Prof. Fernando Brandão Alves. Este trabalho diz respeito a uma tese de mestrado integrado de engenharia civil, MIEC, do Departamento de Engenharia Civil, DEC, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, FEUP, (UP).

Este estudo está inserido no trabalho que tem sido desenvolvido pelo orientador, João Poças Martins, e pelo co-orientador, João Rio, no domínio das tecnologias de informação e processos de modelação de edifícios e elementos de construção, BIM.

Passagem informação para interface 3D BIM,da apresentação de Miguel Monteiro

Passagem informação para interface 3D BIM,da apresentação de Miguel Monteiro

Interfaces de Modelos BIM

No contexto deste trabalho foram já desenvolvidos alguns interfaces com base em modelos BIM que podem ser experimentados aqui (permita a instalação do plugin do Unity quando lhe for pedido):

A apresentação do Miguel Monteiro é dada a seguir:

Este trabalho havia já sido parcialmente apresentado pelo João Poças Martins no BIC2013, I BIM Internacional Conference, link, organizado pela BIMFórum a 20 de Junho de 2013 no Porto.

Resumo

As tecnologias da informação (TI) evoluíram de uma forma bastante significativa ao longo dos últimos anos, tendo o seu impacte atingido também a indústria de AEC: Arquitetura, Engenharia e Construção. Os programas modeladores de Building Information Modeling, BIM, apresentam-se como o próximo passo na cooperação e na colaboração entre os vários intervenientes na obra e entre as diversas especialidades. No entanto, ainda há barreiras a serem ultrapassadas para a sua plena adoção em obra devido, tanto à sua complexidade como ao facto da sua utilização ser feita em computadores, logo, em ambientes de trabalho fixos. Existe então, uma necessidade de trazer estes modelos para estações de trabalho móveis através de interfaces simples e acessíveis que podem ser geradas em motores de jogo.

Esquema de construção de interface a partir de modelo BIM, da tese de Miguel Monteiro

Esquema de construção de interface a partir de modelo BIM, da tese de Miguel Monteiro

A presente dissertação realizou um estudo empírico com o objetivo de encontrar um fluxo de trabalho entre softwares BIM e motores de jogo, que salvaguardasse a maior quantidade de informação possível. Depois de se ter encontrado um workflow que apresente bons resultados, procedeu-se ao aprofundamento desse mesmo processo explorando algumas potencialidades do motor de jogo que podem ser aplicadas no interface. De seguida, construiu-se o interface propriamente dito, através de uma página web.

Exemplo de aplicação de interface com modelo BIM com elementos de segurança no trabalho, da tese de Miguel Monteiro

Exemplo de aplicação de interface com modelo BIM com elementos de segurança no trabalho, da tese de Miguel Monteiro

Por fim, fez-se uma aplicação prática desta metodologia num edifício real, explorando de que modo a reunião de modelos BIM com motores de jogo pode contribuir positivamente para situações que envolvam ensino e segurança em obra.

Ligações Externas

  • página da tese no sítio da FEUP, link;
  • página da tese no wiki do GEQUALTEK, link;

Referência

[1] M. Monteiro, “Desenvolvimento de Interfaces Tridimensionais para Aplicações Móveis a Partir de Tecnologia BIM,” Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia, 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.