To BIM or not to BIM, Introdução ao BIM e uso de TICS na Engenharia Civil

Esta apresentação, feita no passado dia 12 de Março numa Sessão de Introdução ao BIM na Universidade de Aveiro, organizado pela Prof.ª Fernanda Rodrigues e Prof. Hugo Rodrigues.

To BIM or not to BBIM, introdução ao BIM, Terminator

To BIM or not to BBIM, introdução ao BIM

O objectivo principal da apresentação foi o de fazer uma introdução ao BIM e  dos conceitos abstractos básicos da modelação em comparação com, por exemplo, os do desenho. O outro objectivo foi criar um discutir o contexto de utilização de tecnologias de informação em geral na engenharia civil e de que forma é que se enquadra o BIM.

Os restantes participantes da sessão de apresentação eram provenientes do ramo profissional tendo sido interessante apresentar um ponto de vista mais académico e em alguns aspectos oposto. A apresentação foi focada no provocação da discussão do valor acrescentado para os futuros profissionais de engenharia civil desta e outras tecnologias, assim como as mudanças inevitáveis que acarretam. Assim como com a introdução de outras TICs no passado, tal como o cálculo automático e o CAD, acaba por se gerar novos processos e supostos aumentos de produtividade que podem levar à desvalorização de praticas tradicionais do engenheiro civil, mas que por outro lado apresentam oportunidades de ligadas à implementação e mesmo de um papel activo no desenvolvimento destas tecnologias.

Apresentação

Partilhar: Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone