Cursos e Aprendizagem Online

Cursos

A aprendizagem online pode desde logo ser feita com acesso a cursos que, no seguimento da aprendizagem com video, tem tido avanços significativos com a possibilidade de maior interacção com o material de ensino e com a comunidade académica que lhe está ligada. Começa a ficar bem conhecido o termpo MOOC, de Massiva Open Online Courses, ou Cursos Maciços Abertos Online. Dos quais proponho os mais relevantes e interessantes a que já tive acesso:

Principais Cursos Universitários

  • Class Central, Motor de pesquisa de cursos;
  • edX, plataforma que disponibiliza cadeiras ou UCs disponíveis online, de Harvard (HarvardX), MIT (MITx) e Berkeley (BerkeleyX). Neste momento é o que oferece maior oferta sem custos.
  • Udacity, cadeiras ou unidades curriculares universitárias, online e interactivo, em temas técnicos, por ex-professores da Stanford University. Por exemplo estatística, programação, e mais.
  • PHD TV, canal de youtube com videos de animação a explicar temas científicos;
  • Coursera, concorrente da udacity em oferecer cadeiras ou unidades curriculares universitárias, online e interactivo.
  • Venture Lab is is part of a broader Stanford University project to offer classes online and for free. Our focus is on experiential and collaborative aspects of learning. Our first class on technology entrepreneurship has attracted tens of thousands of students from over a hundred countries around the world. Students have signed up, formed team, and are working on their start up project.
  • OpenupEd parece ser uma iniciativa europeia no domínio das MOOC.
  • Iversity, conteúdos com acompanhamento de instrutor e datas de entrega, mas grátis ???
  • Code School – https://www.codeschool.com/;
  • Udemy – https://www.udemy.com/;

Cursos pré-universitários (primários e secundários)

  • Khan Academy, começou como uns vídeos no youtube e cresceu ao ponto de ser referido em blogs e artigos.

Artigos interessantes sobre este tema

OpenCourseware

O movimento OpenCourseware, OCW, pressessor dos MOOCs, é um movimento que pretende distribuir e divulgar conteúdos clássicos de aprendizagem, notas e vídeos  gerados pelas universidades. Artigos da wikipedia aqui: PT, EN. Ver também o OCW Consortium.

Cursos e Ferramentas de Aprendizagem de Programação

A aprendizagem de programação é cada vez mais relevante e transversal a todas as áreas do conhecimento. Afinal, “quem não estiver a programar estará a provavelmente a ser programado”.  Os recursos já referidos em cima tem inúmeros conteúdo para a aprendizagem de programação aos quais adiciono ainda os conteúdos que pode ver a seguir.

Uma das questões que se colocam a quem está a ponderar aprender a programar, é que havendo inúmeras linguagens de programação (C, C++, Python, Java, Javascript, PHP, Ruby, Scratch, ObjectiveC, R, SQL, etc), qual delas deverá escolher. Existem várias respostas a esta questão. uma é que não interessa, pois a parte abstracta e conceptual do conhecimento é praticamente transversal a todo as linguagem modernas. No entanto, se o objectivo for a manipulação de dados científicos, ai penso que começa a ser consensual que uma boa aposta seria o python, uma linguagem aberta e com uma base de utilizadores enorme. Um recurso interessante é este infográfico sobre as características de cada linguagem de programação: http://www.whoishostingthis.com/blog/2014/09/04/learn-to-code/

Normal ou Adultos

  • Codecademy (.com), Curso aberto gratis e interactivo, onlinde, de Javascript, HTML, CSS, jQuery, Python e outras tecnologias web;
  • Khan Academy,
  • w3schools, o maior sitio para desenvolvimento web, com referências e tutoriais para as principais linguagens, htlm, javascript, CSS, PHP e outras;
  • Code.org, ONG para a divulgação de aprendizagem em programação;
  • The PHP Basics, é um curso gratis quer ensina a linguagem de programação PHP de forma facil e rápida;
  • Tuts+ 30 Days to Learn jQuery;
  • tizag, foi concebido para ensinar programadores web iniciados a usar HTML e CSS.

Ferramentas de programação para crianças

Existem ferramentas de programação especificas para crianças, normalmente com ambiente de programação gráfico com peças que representam código e podem ser movidas  e encaixadas umas nas outras.

Artigos

Ferramentas:

E, electrónica para miudos

Livros Livres ou Abertos

Tendo por base o contexto anglo-saxónico, em que por um lado os alunos universitários compram geralmente muitos dos livros aconselhados no curso, gastando até mais que 1000 € durante o curso, e em que por outro lado existe já uma concentração de editores e por isso preços mais elevados e velocidades maiores entre as edições e consequente desvalorização dos livros em 2ª mão. Surge assim o movimento de livros livres ou abertos, escritos e verificados por voluntários e sujeitos a escrutino publico. As referências mais recentes são ao OpenStax College, ver artigo no Lifehack ou NBC News, mas se se procurar encontram-se outras:

No caso do OpenStax College, os livros são grátis se forem obtidos em formato digital, pagando-se apenas o preço da impressão nas versões em papel. Neste caso os livros são construídos de raiz pela equipa de voluntários. Existem claro livros grátis devido à caducidade dos direitos de autor, mas que geralmente se encontrarão já algo desactualizados, servindo normalmente apenas como referência histórica.

Outros

  • Expedition Workshed, projecto online de uma plataforma que contem um numero de ferramentas de apoio ao ensino e à criação de entusiasmo com estruturas de engenharia civil. Estão presentemente, 2012-11, a trabalhar com a UCL para o desenvolvimento de novas ferramentas e teste com os alunos.
  • http://websitesetup.org/, guia muito instrutivo de como fazeres o teu próprio website.
Partilhar: Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone