Rubrica Engenharia Num Minuto, 2012-04-13, Link.
Sabia que se pode reciclar resíduos minerais da nossa indústria de extração em betões?
Portugal, bem como muitos outros países, dispõe de importantes recursos geológicos, pelo que a exploração da pedra natural se torna uma importante área na economia nacional. Contudo, a extração e transformação de rocha é caracterizada pela produção e existência de quantidades significativas de resíduos, tal como lamas de pó de pedra, que não tendo aplicação, devem ser depositadas em aterros com significativos impactos ambientais e económicos.
Por outro lado, a produção de betões à base de cimento, um dos pilares do sector da construção nacional, que representa até 10% do PIB, depende da produção de cimento, uma indústria que consome só por si significativos recursos minerais e energéticos, tendo a nível global uma contribuição de cerca de 6% de emissões globais de gases com efeito de estufa.
Com a aplicação de lamas de pó de pedra em betões, potencialmente como substituto parcial do cimento, conseguem-se resolver 2 problemas simultaneamente, podendo mesmo obter-se betões com melhores propriedades de durabilidade.
Curiosidade: Portugal tem de comprar cimento ao estrangeiro por ter esgotado as suas cotas de produção de CO2.