Rubrica Engenharia Num Minuto, 2012-06-08, Link.
Se soa bem é porque está bom! Ensaios acusticos a materiais.
Desde o início dos tempos que o homem usa ensaios acústicos para estudar materiais. Por exemplo quando batemos com o dedo num copo conseguimos avaliar se é de cristal ou não, ou até se está rachado. Uma vantagem muito importante deste tipo de ensaio é ser completamente não destrutivo, o que possibilita que seja repetido, no mesmo objeto e no mesmo sítio, as vezes que forem precisas
Os ensaios acústicos modernos baseiam-se em conhecimentos de física, matemática e computação e utilizam equipamentos sofisticados, ou seja, pertencem ao domínio da engenharia. Uma aplicação bem conhecida é a dos testes com ultra-sons para visualizar um bebé ainda dentro da barriga da mãe. Outra aplicação, bem distinta, é a da avaliação acústica de recintos musicais.
Ao aplicar os ensaios acústicos ao estudo de materiais, consegue-se descobrir de forma rápida, barata e não destrutiva, muitas das suas propriedades, inclusive se estão danificados ou estragados. Dessa forma é possível ficar a conhecer melhor esses materiais e tomar decisões para uma utilização adequada.
Curiosidade: Um dos campos mais recentes e interessantes da acústica é o da sua aplicação no estudo de alimentos, como para ver se a fruta já está madura.